quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

LANÇAMENTO DO COLETIVO LOBEIRA!



O Coletivo Lobeira, surge da união de alguns segmentos culturais de Goiás na região do Entorno Sul de Brasília, formado no ano de 2010, com o intuito de proporcionar um maior grau de organização, comunicação, sustentabilidade e agenciamento para grupos culturais e musicais do cenário independente.

O coletivo Lobeira faz referência ao cerrado existente no centro-oeste brasileiro. Lobeira, é uma fruta selvagem resistente ao fogo muito comum nas regiões de cerrado. O primeiro Coletivo cultural do Entorno Sul, fará sua apresentação inaugural no dia 12/02 no Central Esporte Clube do Ipê, Luziânia-GO, com apresentações de bandas e mostrando que a união faz a diferença nos eventos culturais da região. Diga-se de passagem que o Coletivo Lobeira já nasceu grande, somando a experiência de cada membro e a quantidade de cidades envolvidas. As cidades envolvidas no projeto são; Valparaíso, Jardim Ingá, Cidade Ocidental e Luziânia.

Como é dito na carta de apresentação do coletivo. O coletivo nasce inicialmente com poucos apoios, os ideais desse grupo é criar e fazer dessas cidades pólos de talentos e ajudar artistas locais. Todos os esforços somados desse empreendimento é fomentar a cultura e a arte no Entorno de Brasília. Com a meta de realizar eventos para dá visibilidade a projetos independentes de uma variedade de segmentos culturais.

É de grande importância que esse coletivo consiga estabelecer e proporcionar a essas cidades uma oportunidade de diversão, e um antídoto cultural as comunidades que sofrem com a incapacidade política de olhar e alcançar uma quantidade significativa de pessoas. Cabe ao coletivo, ampliar a consciência e representar essas camadas que conseguem resistir ao esquecimento. O maior anseio desse coletivo será conseguir suprir as essenciais demandas culturais e oferecer um sólido terreno para o desenvolvimento de entretenimento nas diversas áreas abrangidas e enriquecimento com experiências culturais significativas.

Confira uma breve Entrevista cedida pelo Coletivo Lobeira;

CC: O que é o Coletivo Lobeira?

CL: O Coletivo Lobeira é uma união cultural de Goiás na região do Entorno Sul de Brasília, formado no ano de 2010, com o intuito de proporcionar um maior grau de organização, comunicação, sustentabilidade e agenciamento para grupos culturais e musicais do cenário independente. Apesar de Brasília ser considerada a Capital do Rock, percebe-se que no entorno da capital são formados muitos grupos musicais com esse estilo, mas que ainda não possuem espaço suficiente para apresentar seus talentos. Percebeu-se então a necessidade de se iniciar uma cena musical local, com seus próprios recursos e artistas.

CC: De onde surgiu a idéia de montar um Coletivo e porque sentiram a necessidade de fazer?

CL: A idéia nasceu da necessidade de fomentar a cena musical local, já que ações isoladas de realização de eventos e divulgação de bandas sempre ficavam em segundo plano pela falta de incentivo e profissionalismo. Através do apoio direto e indireto de outros coletivos, começamos a fazer reuniões e amadurecer idéias e assim criando laços de união pela mesma causa, gerando a criação do Coletivo Lobeira.

CC: Quais são os planos futuros do Coletivo?

CL: Primeiro organizar a função de cada um dentro do coletivo, futuramente de forma coletiva e participativa construir um plano de ação que oriente na execução dos nossos pré-projetos que são:

• Criação de um calendário de eventos do coletivo;
• Manter troca de experiências constante com outros produtores, coletivos, grupos culturais e bandas do Entorno de Goiás, Distrito Federal e Brasil;
• Criar um estúdio coletivo (Estúdio Social), através de parceria privada ou publica visando favorecer bandas com ensaios e gravações a um baixo custo ou gratuitamente;
• Divulgar as bandas que fazem parte do coletivo visando mostrar o que temos de melhor, a nossa musica.

CC: Como as bandas interessadas no projeto do Lobeira podem entrar em contato?

CL: Entre no site: www.coletivolobeira.org e lá terá informações e contato dos responsáveis,
Qualquer duvida enviar email para coletivolobeira@gmail.com / contato@coletivolobeira.org.

CC: Falem um pouco sobre a noite de lançamento?

CL: Vai ser a comemoração da realização do coletivo. O evento vai contar com a participação de uma equipe de mais ou menos 10 pessoas, que ajudaram na execução geral, desde auxiliar de palco, captação áudio visual, recepção de bandas, produtores de resenhas e outros, tudo visando à valorização das bandas e do público. Como será o primeiro evento do coletivo estamos apreensivos com o resultado e esperamos que tudo dê certo.



Um comentário: