quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

RESENHA ENEMA NOISE - SIGLE 2010; POR DAVID KAUS



"Vice/Barbwire", novo single do Enema Noise, é muito profissional e bem feito. Eu já tinha notado esse cuidado no outro single, mas nesse eles aprimoraram ainda mais sua estética. Até mesmo porque a veia industrial da banda também vem disso, essa certidão dos arranjos (com destaque pra bateria, que dá um aspecto quase mecânico pela ótima execução) aliada, obviamente, aos efeitos eletrônicos minimalistas durante as músicas e às vinhetas macabras entre elas.
A banda consegue unir muito bem o orgânico e o eletrônico, uma idéia também presente no som do Ministry por exemplo. Riffs beirando o metal de uma guitarra, mas com o contraponto noise da outra, um vocal que trabalha nuances muito bem, além de possuir linhas vocais inusitadas, sem usar aquela fórmula quadrada pop. O baixo possui um som sujo, mais médio e agudo, que contribui pra carniceria com facas Ginsu e pratos de porcelana prontos para serem triturados. Tem bandas que não conseguem transpor pro estúdio a raiva e o peso contidos num show ao vivo. Não é o caso do Enema. Dá pra sentir o caos e a visceralidade dos caras jorrando das caixas de som e isso é o mínimo que uma banda de rock deve fazer. E eles não decepcionam.
A música "Vice" é, por assim dizer, mais doce, com sua letra porrada, mas que denota a fraqueza e ironia de um junkie niilista ("Every night these velvet veins / Do the taste of vicious flames". Acho que conheço esse gosto. Ou não...). "Barbwire" é um abraço de arame farpado mesmo, com riffs desgraçados permeados por anões dançantes flutuantes em forma de microfonias e guitarras jogadas ao vento agarrando nosso cabelo como as mãos suaves de um deus morto.
A arte, apresentada no myspace (www.myspace.com/enemanoise), vem bem a calhar: uma ave psicodélica, uma imagem doente que deveria ser de fraqueza, mas que demonstra ameaça...
Tomara que não demore muito pra vir o CD cheio. Muito bom!!!!!

2 comentários:

  1. ah que bom que o davi conseguiu captar a mensagem ;)

    ResponderExcluir
  2. Mandou demais, bicho! Obrigado pela surpresa Davi :)

    Abraço do Lamim

    ResponderExcluir